Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá. O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.
“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação escolar, como está o concurso para professores, a estrutura das escolas, o transporte”, salientou Jerônimo Rodrigues.
Neste sábado, para a educação, o prefeito de Mutuípe, João Carlos Rauedys, solicitou suporte do Governo do Estado para a jornada pedagógica municipal de 2025, a construção de uma creche escolar e de uma escola para estudantes do Ensino Fundamental II, no distrito de Riacho do Vihático, há 50km da sede. A cidade vai receber em março deste ano, do Governo do Estado, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto. O investimento é de R$ 28,7 milhões.
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, município que recebeu em apenas dois anos, R$ 358 milhões de investimentos da gestão estadual, também apontou as principais demandas emergenciais e foi contemplado com uma ambulância. “Juazeiro está vivendo uma situação de muitas dificuldades. Quero agradecer ao governador por esse momento. A entrega dessa ambulância já simboliza o compromisso do Governo do Estado com a nossa cidade. Será a gestão da entrega e de mudanças na cidade”, afirmou.
Na mesma região, Curaçá, no Sertão do São Francisco, também recebeu uma ambulância e um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Para 2025, já estão previstas a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nas localidades de Sítio de Alexandre, Fazenda Lajedo e outras comunidades. A pavimentação no acesso ao Distrito de Riacho Seco deve ser entregue em janeiro e os acessos às comunidades de Agrovila, nos subtrechos: acesso Riacho Seco – Projeto Pedra Branca – Distrito Pedra Branca, em março.
Repórter: Simônica Capistrano/ GOVBA