
Após alguns meses de espera, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) foi anunciada como nova secretária de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador na manhã desta quarta-feira (19), em solenidade realizada pelo prefeito Bruno Reis (União), no Palácio Thomé de Souza.
O movimento foi antecipado pelo Bahia Notícias ainda no início de dezembro do ano passado, com a confirmação da saída de Pedro Tourinho da pasta – o próprio ex-secretário antecipou em alguns minutos o anúncio oficial de quem ocuparia a pasta. A ideia é dar “rodagem” a Ana Paula, fazendo com que ela transite por novos setores da gestão municipal após passagens pela Promoção Social (Sempre), Prefeituras-Bairro, Governo (Segov) e Saúde (SMS).
Durante discurso, Ana Paula celebrou o cargo e elencou o orgulho de ser a nova secretária de cultura de Salvador.
“Ser secretária de Cultura e Turismo é vibrar amor por uma cidade, por um povo, reconhecer a sua ancestralidade, a sua história. […] São dias de muita reflexão. Desde que Pedro Tourinho, um grande amigo, começou a falar do meu nome, depois Fernando Guerreiro, a gente foi conversando depois com Waltinho [Walter Pinto Junior], o que a gente poderia fazer juntos, qual era o impacto de ter uma vice-prefeita, tão próxima de um prefeito como secretária desta pasta. Sou uma pessoa apaixonada pela sua terra, pelo seu povo”, comemorou Matos.
Já o gestor municipal comentou acerca das tratativas para que a vice-prefeita chegasse ao posto. Bruno revelou os argumentos utilizados por Tourinho para que Ana assumisse a vaga.
“[Perguntei a ele], porque Pedro?. Ele disse: ‘Primeiro, ela vai turbinar ainda mais a cultura e o turismo. A trajetória dela é de uma técnica. Conhece essa prefeitura como ninguém, vai poder se aproximar de setores que nós nos aproximamos, ela dará continuidade a essa ação cada vez maior de aproximação e ela vai poder fazer, o que é mais importante é o passo seguinte que nós temos que dar. Usar a cultura de forma transversal com a educação, com a área social para que a cultura possa ser, com o turismo, grandes agentes de transformação social’, revelou Bruno Reis a respeito da fala de Pedro Tourinho.
Ao longo das tratativas para definir o substituto de Tourinho, que agora deve se dedicar à iniciativa privada, as conversas foram afuniladas entre dois nomes. Além da vice-prefeita, o subsecretário da Secult, Walter Pinto, era o nome cotado nos bastidores. Walter inclusive chegou a assumir de forma interina a secretaria nesse período de transição. Agora, ele continua como subsecretário e vai auxiliar a vice-prefeita.
MINIRREFORMA
A Secretaria de Cultura e Turismo é uma das pastas que passaram por mudanças na reforma administrativa promovida por Bruno Reis. Segundo o prefeito, elas são necessárias para realizar “ajustes” e oxigenar os quadros públicos na gestão.
A última alteração havia sido feita na Secretaria de Saúde, com a chegada de Rodrigo Alves, até então titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Ele assumiu o lugar de Alexandre Reis.
Antes disso, no último dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Mobilidade também teve o comando ajustado. Na ocasião, o economista Pablo Souza foi o nome escolhido pelo prefeito para assumir a Semob em substituição a Fabrizzio Muller, que se despediu da prefeitura para atuar na iniciativa privada.
No mês de janeiro, outra pasta que teve a titularidade alterada foi a de Reparação. A advogada e especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça, Isaura Genoveva, assumiu o posto deixado por Ivete Sacramento, que foi titular da Secretaria Municipal de Reparação (Semur) ao longo dos últimos 12 anos.
Fonte: Bahia Notícias