Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducação & CulturaPolítica & Economia

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria Dia Nacional da Axé Music

Agora, o texto segue para o Senado. Se aprovado. 17 de fevereiro será celebrado o Dia Nacional do Axé Music

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o Dia Nacional da Axé Music, que será comemorado todo dia 17 de fevereiro. Agora, o texto segue para o Senado.

Segundo a autora da proposta, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), foi nesta data, no primeiro Carnaval depois do lançamento de Fricote, de Luiz Caldas, que o ritmo começou a ganhar força. A música, lançada em 1985, é considerada o pontapé inicial do axé music, um som que mistura a batida dos blocos afro com reggae, samba e rock. Em 2025, o gênero completa 40 anos.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), relator do projeto, lembrou que o axé representa muito mais do que um estilo musical. “É um símbolo de resistência e afirmação da cultura baiana, refletindo a força e a diversidade do povo nordestino”, disse.

E o impacto vai além da cultura. Segundo a Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), o Carnaval de 2025 deve movimentar a economia baiana com cerca de R$ 4,5 bilhões nos setores de comércio e turismo. “O Axé, com sua energia vibrante e contagiante, desempenha papel central nesse evento, impulsionando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e diversos outros serviços”, afirmou Daniel Almeida.

Geração de empregos
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu a votação do projeto. “São 40 anos em que artistas se renovam, empregos são gerados. É um movimento importante que precisa ser registrado”, disse a parlamentar, lembrando que já foram aprovadas homenagens na Câmara à música clássica, ao gospel e ao samba.

O deputado José Rocha (União-BA) ressaltou que o axé é um movimento cultural nascido na Bahia e garante a subsistência de várias pessoas durante o período de Carnaval. “Estamos tratando de um momento cultural, cultura que nasceu na Bahia.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo