Meio Ambiente

Ichu: Comissão se reúne para discutir sobre construção de 140 novas cisternas

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Deste encontro, ficaram definidas as pessoas que representam as comissões para realizar as etapas do Projeto, as comunidades que serão cadastradas e os dois instrutores dos Cursos de Gerenciamento de Recursos.

Estes cursos são de extrema importância para a família no que se refere às estratégias de convivência com o semiárido e as devidas formas de manuseio, gerenciamento e tratamento da água da chuva armazenada nas cisternas.

Novas unidades

Estão sendo disponibilizadas 140 unidades para o município de Ichu, e o cadastramento está acontecendo na própria residência das famílias para verificação do local adequado a ser construída a cisterna.

A Comissão de Recursos Hídricos e Defesa Civil já percorreram as comunidades de Canavial, Casa Nova, Miragalho, Umbuzeiro e Calumbi, sendo que outras também serão beneficiadas.

Ressaltando que será solicitada a construção das cisternas no povoado de Casa Nova e na comunidade rural de Canavial, em virtude da má qualidade da água existente, uma vez que é salobra, ocasionando inúmeros problemas de saúde relacionados à água contaminada. No presente momento, espera-se o parecer técnico da EMBASA.

Para participar deste projeto as famílias devem obedecer os critérios estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

Critérios:

A) Famílias com renda de até meio salário mínimo per capita;

B) Residente na zona rural do município sem acesso à água potável;

C) Com idoso até três salários mínimos; tendo como prioridade a seguinte ordem:

  • Famílias chefiadas por mulheres,
  • Maior número de crianças de 0 a 6 anos,
  • Maior número de crianças em idade escolar;
  • Maior número de pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Maior número de idosos.

D) Telhado

E) Cadastro único

Segundo o CONSISAL a construção das cisternas deverá iniciar após a chegada dos materiais previsto para mês de maio. Informações e foto do AL Notícias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo