Política & Economia

Feira e Alagoinhas – Serra volta à Bahia e anuncia a criação de dois ministérios

Esta foi a segunda vez em menos de 15 dias que ele veio à Bahia. A visita seguiu à estratégia definida pelo comando nacional da campanha, que é o de fazer visitas rápidas e em regiões simbólicas, como o Nordeste, onde o tucano está atrás nas pesquisas para a sua principal oponente, a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT.

Em Feira, Serra anunciou a criação de dois ministérios, sendo um voltado ao atendimento dos deficientes físicos, que somam 20 milhões de brasileiros, e, o outro, de Segurança Pública, reafirmando o que dissera um dia antes no programa do apresentador José Luiz Datena, na Band. Para ele, esses ministérios são fundamentais no atual cenário do País, já que considera que a questão da segurança pública deve ser encarada também pelo governo federal. “Não podemos deixar a responsabilidade apenas por conta dos estados, até porque a base do crime organizado é o contrabando de drogas e armas. Na esfera federal a ação deve ser muito mais intensa”, declarou.

Após a visita ao Mercado de Arte, onde o presidenciável assistiu a uma apresentação cultural, ele se dirigiu até a Praça de Alimentação para saborear um copo de mingau acompanhado dos pré-candidatos ao governo baiano, Paulo Souto, ao Senado Federal, José Ronaldo, e do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM). Um grande número de populares seguiu a comitiva durante todo o percurso. Antes de se dirigir para a Casa de Eventos Spazio, local do lançamento da pré-candidatura de José Ronaldo ao Senado, o tucano visitou o Bispo Dom Itamar Vian e o Mercado de Arte.

Como um dos pontos fortes da visita do presidenciável á Bahia, o evento no Spazio esteve completamente lotado, com a presença das principais lideranças da oposição no estado, como o pré-candidato ao governo baiano, Paulo Souto, o ex-governador Nilo Coelho, o presidente do PSDB Antônio Imbassahy, os deputados federais ACM Neto, Jutahy Júnior e José Carlos Aleluia, além de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões da Bahia.

Como primeiro orador, o Prefeito Tarcizio Pimenta enalteceu o trabalho de José Ronaldo à frente do município e prometeu apoio total à sua candidatura ao Senado. Pimenta também aproveitou a oportunidade para pedir a Serra, caso eleito, a conclusão do Anel do Contorno, uma antiga reivindicação da população feirense, e a construção de um Hospital Geral para o município, no que foi correspondido pelo tucano.

Lançado ao Senado, o ex-prefeito José Ronaldo fez um discurso entusiasmado, comparando a sua trajetória política com a de Serra. “Viemos de famílias humildes”, disse, para depois também fazer uma comparação entre Feira de Santana e São Paulo, as duas cidades administradas por ele e Serra recentemente. “Como São Paulo, Feira de Santana também recebe gente de todos os lugares, por isso não é fácil atender a todas as suas demandas”, frisou Ronaldo, bastante aplaudido.

Penúltimo a falar, o ex-governador Paulo Souto também enalteceu o trabalho de Pimenta e Ronaldo no município, mas focou o seu discurso em Serra, numa estratégia de reforçar o seu palanque para tentar voltar ao Palácio de Ondina. Souto disse que os baianos receberam Serra com alegria “porque reconhecem nele a figura de um homem hábil, capaz de promover grandes mudanças positivas no Brasil e na Bahia. Os baianos sabem que o Brasil e a Bahia estarão bem entregues às mãos honradas de Serra”.

O democrata também observou que as viagens feitas por José Serra ao estado demonstram a humildade de um homem que deseja conhecer as necessidades de cada município brasileiro. José Serra, por seu lado, tornou a enfatizar a confiança que tem no ex-governador baiano. “É um homem público exemplar, competente e comprometido com o seu trabalho”, afirmou Serra em seu discurso.

Como último orador da noite, o pré-candidato à Presidência logo no inicio fez questão de ressaltar a sua ligação com o Nordeste e a Bahia, uma tática que tem adotado visando melhorar a sua posição na região. Para reforçar essa identidade, o tucano lembrou que, em São Paulo, “estudei junto com os filhos de nordestinos e baianos”.

Mesmo reconhecendo os pontos positivos do atual governo, Serra disse que “o Brasil precisa avançar mais na segurança, educação e saúde”, considerando estas três áreas como prioritárias durante um possível governo seu. Como dissera na coletiva à imprensa, ele voltou a bater na tecla da criação do Ministério da Segurança.    

       

Passagem por Alagoinhas

O ex-governador de São Paulo, José Serra, desembarcou em Alagoinhas ontem às 14h05. Durante a visita, o tucano explicou a sua volta á Bahia, destacando a importância do estado. “A Bahia tem um papel extraordinariamente importante na economia, política e cultura nacionais”, frisou. Serra garantiu fortalecer e ampliar o Bolsa-Família, transformando-o em um mecanismo mais aperfeiçoado para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Perguntado sobre a saída de Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial, Serra preferiu não opinar. “Sapo de fora não chia”, disse.

Na prefeitura, Serra se encontrou com lideranças políticas e seguiu numa caminhada até a Associação Comercial, onde se reuniu com lideranças empresariais e foi bastante saudado pelo público. Na oportunidade, o dirigente Benedito Vieira entregou um documento com reivindicações como a implantação de um campus da Universidade Federal e uma Escola Técnica Federal. “Alagoinhas é a primeira cidade, desde que eu me lancei candidato, a reivindicar uma escola técnica”, declarou Serra, lembrando dos investimentos que fez na área em São Paulo.

Serra agradeceu a acolhida na cidade, onde foi recebido pelo pré-candidato ao governo baiano, Paulo Souto, o prefeito Paulo César (PSDB), além de lideranças como o ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, o presidente do PSDB, Antônio Imbassahy, os deputados federais ACM Neto, Jutahy Magalhães, José Carlos Aleluia e Fábio Souto, o estadual Paulo Azzi e o vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino. 

 

Por Evandro Matos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo