São tantos casos que chegam ao judiciário que o Tribunal de Justiça da Bahia tem uma equipe de médicos de plantão para avaliar os problemas. Em 2010 foram 6.320 liminares, 58% favoráveis aos consumidores.
A médica que coordena o serviço explica que a sentença sai em, no máximo, 24h porque o tempo é fundamental para a saúde do paciente.
“Nós temos planos de saúde aqui na Bahia que é solicitado o procedimento, ele libera o procedimento mas não libera o material. Consequentemente isso traz estresse para a família, para o paciente, além de maior custo e maior gasto. Esse paciente não vai entrar em uma cirurgia vinte dias depois com a mesma condição clínica que ele estava anteriormente”, explicou Jamile Ferraz, coordenador do plantão médico do Poder Judiciário. Informações do G1.