A Royal é a maior instituição de Ballet Clássico do mundo, com sede em Londres, e seu método está presente em 85 países. A academia Earte fez parte do evento por ser filiada a Royal, trazendo anualmente examinadoras estrangeiras para avaliar o nível técnico e artístico de seus alunos.
O Encontro Royal contou com a presença de muitas escolas de várias cidades da Bahia e da capital e com um excelente nível técnico.
A coreografia infantil apresentada pela Earte foi elaborada e ensaiada pela professora de Ballet e diretora artística Manuella Oliveira, o tema é “Caixinha de Música”. E para categoria juvenil o tema é “Estrelas” com coreografia de Marcos Cerqueira, ambas muito elogiadas por renomados professores de dança de Salvador.
O grupo da Earte se destacou pela sua sincronia, técnica, carisma e criatividade nas coreografias e tema escolhido. “Para nossos alunos é uma experiência maravilhosa, ter a oportunidade de trocar experiências com outras escolas, dançar na nossa capital em um bom Teatro e fazer parte de um método tão conceituado no mundo, que tem como Patronesse a Rainha Elizabeth II da Inglaterra”, diz Manuella Oliveira.
A Earte que está completando 40 anos e marcou presença neste evento desde a sua primeira edição. Escolas de dança de Salvador, Feira, Ilhéus , entre outras participaram do encontro.