Em conversa com Pedro Oliveira o “Rei do Forró” disse que estará chegando dentro de mais alguns dias ao mercado fonográfico de todo o país o álbum duplo CD e DVD “Concerto para Gonzaga”, com 19 faixas, quatro instrumentais e 15 interpretadas por ele, em comemoração ao Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se vivo estivesse completaria 100 anos no dia 13 de dezembro.
O trabalho, gravado há dois anos pelo “Rei do Forró” e a Orquestra Sinfônica Criança Cidadã, formada por meninos do Coque, no Teatro Guararapes em Recife, é o primeiro a registrar canções de Gonzaga sinfonicamente falando. A produção é da TV Globo Nordeste.
Para fazer essa honrosa homenagem ao “Rei do Baião”, Alcymar teve a felicidade de poder contar com a participação da Orquestra Criança Cidadã, formada por artistas mirins com faixa etária entre 8 e 15 anos de idade, que antes viviam em estado de risco na capital pernambucana.
Esses garotos deram a volta por cima e chegaram a se apresentar na Costa de Sauípe, Nno Litoral Norte baiano, durante um encontro Latino Americano, que aconteceu com a presença de presidentes de vários países.
A zabumba, o triângulo e a sanfona foram acompanhados do contrabaixo violoncelo, violas e violinos e interpretadas pelo compadre de Gonzagão, Alcymar Monteiro.
Repertório
O repertório traz os grandes sucessos de Luiz Gonzaga, que entraram em perfeita sintonia com a Orquestra de Pernambuco e na voz de Alcymar Monteiro. As músicas cantadas pelo grupo sinfônico são: Asa Branca, Vida do viajante, Legua Tirana, Juazeiro, Assum Preto, entre outras.
As canções interpretadas por Alcymar Monteiro, o “Rei do Forró”, são: Estrada de Canindé, Légua Tirana, Noites Brasileiras, Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro, No meu pé de serra, Que nem jiló, Xote das Meninas, Cintura Fina, Riacho do Navio, pout-pourri Cantiga de Vem Vem, Roendo Unha e, para fechar o trabalho com “chave de ouro”, um pout-pourri instrumental com as músicas: Assum Preto/Boiadeiro/Riacho do Navio e Pagode Russo.
O álbum duplo registra também, pela primeira vez em vídeo, a obra “A Triste Partida” de Patativa do Assaré, gravada por Luiz Gonzaga na década de 70.
Felicitações à Tribuna da Bahia
A Tribuna da Bahia, durante esses 43 anos, sempre manteve acesa a chama da informação da liberdade, da transparência, e tem como meta principal a construção de uma sociedade mais justa igualitária e fraterna.
A todos que constroem diariamente esse grande veículo de comunicação e informação, minha gratidão meu respeito, meu muito obrigado, por cumprirem o sacro santo dever de levar ao povo a cultura, a informação e o entretenimento focados na realidade e na verdade.
A Tribuna da Bahia é uma verdadeira tribuna, na defesa, da liberdade do povo baiano.
Alcymar Monteiro “O Rei do Forró”.