Saúde

Saúde: Salvador tem aumento de casos de norovírus; confira

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (15).

Foto: Reprodução/ TV Bahia
Foto: Reprodução/ TV Bahia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confirmou um aumento nos casos de norovírus na capital baiana. O norovírus é altamente contagioso e um dos principais responsáveis pelas Doenças Diarreicas Agudas (DDAs), que provocam sintomas como náusea, vômito e diarreia. A possibilidade de um surto, no entanto, está descartada. A informação foi divulgada pelo próprio orgão nesta quarta-feira (15).

Acometidos com os sintomas listados acima, muitos moradores de Salvador têm procurado as unidades de saúde da cidade para obter atendimento. A Secretária também destacou que, mesmo com o aumento, não há limitações na assistência prestada a pacientes classificados como verde ou amarelo, os quais geralmente ocorrem em casos de pessoas infectadas pelo vírus.

“Não há necessidade para alarde uma vez que os números observados nas unidades de urgência da rede não sustentam a informação [de surto] e a doença pode ser inibida com medidas simples de prevenção como higienização das mãos e uso de máscaras, por exemplo”, afirmou a SMS, em nota.

Possíveis cuidados

Os vírus responsáveis ​​pelos DDAs podem se espalhar de pessoa para pessoa, mas também através do contato com água ou alimentos contaminados. Dessa forma, cuidar da higiene é fundamental para evitar a propagação.

Lavar as mãos com frequência, higienizar corretamente os alimentos antes de consumi-los, evitar comer alimentos preparados na rua ou verifique as condições de higiene no local de preparo, abster-se de colocar as mãos na boca e prevenir o contato com água parada ou contaminada (por exemplo, áreas próximas a esgotos ou alagadas) são algumas das medidas que podem ser adotadas para tentar inibir o contágio.

É interessante mencionar que o norovírus não é de notificação indispensável. Isto é, não há obrigatoriedade de comunicação da autoridade de saúde sobre ocorrência de suspeita ou confirmação da doença.

(Foto: Freepik)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo